Comprarias um chocolate, se soubesses que quem recolhe o cacau são crianças traficadas?

Escrito por Ana Fernandes Sexta-feira, 17 Maio 2013 09:32

Ninguém deve ser mantido em escravatura ou servidão; a escravatura e o comércio de escravos são proibidos em todas as suas formas.” (Artigo 4º da Declaração Universal dos Direitos Humanos)

Infelizmente, e cada vez mais, a realidade mostra que em pleno século XXI a escravatura não foi ainda abolida, ela adquiriu novas fases, novas estratégias de escravizar um ser humano.

Decidi escrever este texto, depois de ter visualizado este documentário (abaixo), intitulado o “Lado Negro do Chocolate”. Não consegui ficar indiferente, e espero que quem o visualizar também o divulgue.

As pessoas que adoram comer chocolates irão ignorar este texto, este documentário, pois preferem viver na ignorância a visualizar a realidade.

Para as pessoas que sentem indiferença, só tenho uma coisa a dizer, quando comprarem um chocolate, lembrem-se que para o poderem estar a saborear, imensas crianças são traficadas e obrigadas a trabalhar nas plantações de cacau.

Esta menina, foi encontrada numa rodoviária e levada de volta para casa, que fica a 450 km do local onde foi resgatada.

(Imagem, retirada do documentário.)

Nós, seres humanos, consumistas exacerbados, que não olhamos a meios para obter o que desejamos, deveríamos reflectir sobre como o que adquirimos nos veio parar às mãos. Mas tal não o fazemos, por isso, desconhecemos o que as empresas tentam ocultar dos nosso olhos.

Última Actualização: Sexta-feira, 17 Maio 2013 09:36 Ler mais...
Ir para o topo desta Página.
Creative Commons License
Textos escritos por Ana Daniela M. Fernandes estão licenciados sob a Atribuição Creative Commons - Uso Não-Comercial - Partilha nos termos da mesma Licença, cc 2.5 Portugal License.
Textos pertencentes a outros autores são da responsabilidade dos mesmos.