Biliões morrem de fome, triliões são gastos em guerra!

Sexta-feira, 25 Março 2011 11:34

Segundo a Declaração Universal Dos Direitos Humanos, “Toda a pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e à sua família saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.”

Infelizmente, este direito não é posto em prática.

Porquê?

Porque o direito à vida é negado às pessoas. Principalmente, à dos países pouco desenvolvidos. A cada dia que passa, imensas pessoas (incluindo crianças) morrem de fome.

É demasiado triste saber que a fome poderia ser erradicada do planeta, e ninguém faz nada…

Os governos dos países ditos desenvolvidos preferem gastar triliões em guerra e em armamento militar, do que ajudar estas pessoas que não têm culpa de terem nascido num país demasiado pobre.

Existem muitas entidades que fazem o que podem para ajudar estas pessoas, mas não têm meios suficientes para ajudar todos os que precisam.
Sinceramente, não consigo entender como é que em pleno século XXI, triliões são gastos em armamento nuclear, enquanto pessoas morrem à fome.

Em que mundo vivemos nós?

Não existe respeito pela vida humana?

Sinceramente, ao invés de gastarem tanto dinheiro em armamento, deveriam era de ajudar os países pobres. De certeza que muitas vidas seriam poupadas. 

Segundo a UNICEF, “A cada 3,6 segundos uma pessoa morre de fome. Geralmente é uma criança menor de 5 anos de idade.”

As estatísticas das “Nações Unidas mostram que há atualmente mais pessoas com fome no mundo do que há 40 anos, com as estimativas a aproximarem-se das 1,02 mil milhões de pessoas em 2009.”

“O gasto militar oficial, dos Estados Unidos da América é de 739,5 biliões de dólares, embora se forem incluídos outros gastos indiretos ou encobertos, o gasto superaria 1 trilião de dólares.

A China cuja despesa ronda os 60.800 milhões de euros, a França com uma despesa global de 47.050 milhões de euros, o Reino Unido com gastos na ordem dos 46.765 milhões de euros e a Rússia com um investimento estimado em 41.970 milhões. Na lista dos países mais gastadores, desfilam ainda países como a Alemanha, o Japão, a Itália, a Arábia Saudita e a Índia.”

Imagina o valor total gasto por todos estes países em armamento militar. A quantidade é exorbitante!

Para quê tudo isto?

Na minha opinião, as guerras, e as armas deveriam de ser erradicadas do planeta. Viveríamos muito melhor, e sem mortes absurdas… Talvez a distribuição de riqueza até fosse mais justa…

Na última década, a maior parte dos países do mundo têm vindo a aumentar o armamento militar.

Não compreendo esta compra desenfreada de tanto armamento. Mais parece que o planeta vai entrar em guerra a nível mundial.

Na minha opinião, os países que gastam o dinheiro a comprar tantos objetos que matam, deveriam era de apoiar os países pobres. Deveriam de alimentar todas as pessoas que neles habitam, e que neste momento morrem à fome. Seria a atitude correta a pôr-se em prática.

Vivemos em um mundo demasiado injusto! De um lado, existe tanta riqueza que o homem prefere acumular armas. Do outro, existe tanta pobreza que as pessoas não têm forma de sobreviver.

Infelizmente, o homem “poderoso” dá mais valor a uma arma do que a vidas.

Quem me dera que os governos fossem mais humanos para com a humanidade! 

Nos dias de hoje, os poderosos ficam cada vez mais poderosos. Logo, mais ricos! E o povo, cada vez mais inferior. Logo, mais pobre!

Dá que pensar, não dá!?

Lamentavelmente, adultos e crianças morrem diariamente à fome. Mas, os países ricos agem como se esta realidade não existisse à face da Terra.

Para eles, estes seres humanos não existem mesmo! São só mais uns quantos “números” que foram eliminados do planeta. É muito triste!

Imagina a quantidade exorbitante de dinheiro que é gasto desnecessariamente. Não são milhões, nem biliões, são triliões de dólares gastos em armamento militar. É absurdo!

Como mencionei anteriormente o dinheiro poderia ajudar a salvar imensas vidas. Poderia ser aplicado de forma a vivermos em um mundo mais justo, mais igualitário. 

Na minha opinião, todo este armamento militar um dia irá levar-nos à morte. Quiçá à destruição do planeta… 

Espero que um dia o homem deixe de andar a brincar aos soldados, e ajude é a criar um mundo melhor de se habitar. Um mundo sem armas, sem guerras, e sem fome… Onde a humanidade possa coexistir de forma pacífica. 

Quero mesmo acreditar que o homem um dia irá despertar, e aperceber-se do caos que está a criar no mundo. Talvez nesse momento a sua consciência o faça refletir, e as coisas possam vir a mudar. 

O Amor por si mesmo, pelo outro, pelas gerações vindouras, tem de vencer todas as guerras!



Be Sociable, Share!

11 Comentários

  1. dassaevyski   |  Terça-feira, 05 Julho 2011 em 18:17

    sem palavras lamentavel

  2. fabiana   |  Segunda-feira, 20 Agosto 2012 em 13:01

    muito triste mesmo… só Deus para ter misericórdia dos injustos que gastam milhões, em guerra enquanto essas vidas sofrem sem ter nenhuma compaixão…

  3. Holer kock   |  Segunda-feira, 24 Setembro 2012 em 19:53

    o que deus tem haver com a porcaria da atitude humana – nao mistura as bolas – apesar de existir tanta gente ignorante e estupida a ponto de dizer que é filho de deus. seres humanos burros e monstros.

    se as pessoas como jornalistas, empresarios, produtores, que supostamente ocuparam lugares em algumas faculdade, matam simplesmente por inveja e corrupção como no caso do crime violento que a emissora de tv fez derrubando o avião da banda mamonas, e ninguem percebeu nada, porque o povo é tapado, voces todos são monstros.

    AGORA SIM GRAÇAS A DEUS VOCES TEM UM LUGAR PARA VOCES.

  4. Holer kock   |  Segunda-feira, 24 Setembro 2012 em 19:55

    OQUE ? APROVAÇÃO

    ISSO NÃO É UMA FORMA DE PROTESTO?

    COVARDIA . JA SABIA.

  5. nokitas   |  Terça-feira, 25 Setembro 2012 em 13:57

    Holer, já te enviei um email a explicar a minha razão… mas mais uma vez, explico aqui, o meu site tem aprovação de comentários para evitar que empresas se aproveitem e deixem comentários a fazer publicidade aos seus produtos…
    Mas fizeste-me reflectir… a partir deste momento, todos os comentários aparecerão automaticamente, sem ser necessário aprovação… (:

  6. Rubens   |  Segunda-feira, 29 Outubro 2012 em 14:02

    porque? eu me pergunto porque o ser humano é assim… Eu conheci este site hoje, por meio de um colega do facebook, e nunca me senti tão revoltado com o egocentrismo que o ser humano consegue exercer. Que capacidade de amar a si mesmo?! Como os líderes de estado conseguem dormir a noite…

  7. nokitas   |  Terça-feira, 30 Outubro 2012 em 14:09

    Esta tua dúvida, é uma das que mais me atromenta, Rubens!
    “Porque o ser humano é assim…” Na minha opinião, é a “Era da Modernidade, do Capitalismo e do Consumismo exacerbado” que está a transformar o ser humano num ser egoísta, individualista, materialista e alienado da natureza e dos seus próprios sentimentos… o ser humano, está a transformar-se num ser que não olha a meios para atingir os seus fins, só pensa em enriquecer à custa de seres indefesos (neste caso dos animais e das pessoas dos países menos desenvolvidos); só pensa em destruir cada vez mais o planeta que é o único que temos… estamos a caminho (como eu costumo dizer) da autodestruição, não porque a maioria da humanidade o tenha decidido assim, mas porque alguns “senhores poderosos” o decidiram por nós… e como a maioria das pessoas vivem demasiado inconscientes, acabam por ir “rio abaixo”, sem se aperceberem do mal que estão a causar a si mesmas, aos outros, ao planeta e a todas as espécies que connosco habitam o mesmo pedacinho de terra… é muito triste!
    Relativamente, aos líderes de estado conseguirem dormir à noite, é simples, eles já só pensam em poder e dinheiro, nada mais, esta é a minha opinião! Vivem alienados de si mesmos e do mundo!

  8. HANILTON JOSE MESSIAS   |  Quinta-feira, 03 Outubro 2013 em 0:00

    QUANTO MAIS EU VEJO, MAIS ME ASSUSTA A DESUMANIDADE DOS SERES HUMANOS, TENTA TECNOLOGIA, … QUE NAO SERVE PRA NADA, O DEUS, QUANTO AINDA TEMOS DE APRENDER…

  9. WELLINGTON   |  Sábado, 12 Outubro 2013 em 16:35

    JESUS DISSE. MATEUS 25.40
    Mateus 25:40
    E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

    não se conforme com este mundo vamos muda-lo.

  10. nokitas   |  Quinta-feira, 21 Novembro 2013 em 17:27

    Sem dúvida, HANILTON JOSE MESSIAS!! 🙁

  11. esther   |  Quinta-feira, 05 Dezembro 2013 em 19:02

    eu achei um absurdo eles fazerem isso com a povo,tenho do se for para mim da todo meu dinheiro para esse povo sem comida e sem agua eu dava viu
    eu sempre foi rica mais nunca oensei q tinha gente morrendo e como meu pai fala da valor ao q vc tem pq tem gente q nao tem nada!

Deixar uma resposta