O ser humano já se habituou a viver no meio da poluição, mas até quando ele irá aguentar ou até quando o nosso planeta aguentará o excesso de poluição?

Na minha opinião, o homem só irá ter consciência do que está a fazer ao Planeta quando já for tarde de mais.

Para que seja do teu conhecimento, a poluição engloba tudo o que todos os dias produzimos, e consumimos. Seja desde o mais pequeno papel que colocamos inconscientemente (na maior parte das vezes) para o chão; à poluição das grandes industrias, que a cada dia que passa poluem cada vez mais; à poluição que liberta elementos e substâncias que contaminam o ambiente, acabando por prejudicar os ecossistemas biológicos, e os seres humanos.

Alguns tipos de poluição, que estão a destruir o Planeta:

 Poluição atmosférica

 

Este tipo de poluição emite vários tipos de poluentes para a atmosfera.

Dioxinas (derivados dos resíduos) que podem provocar cancro, má formação nos fetos, doenças neurológicas, etc.

As Partículas de cansadez são emitidas pelos carros, e pelas indústrias. Responsáveis por diversas doenças respiratórias (afetam os pulmões, causando asma, bronquite, alergias e até cancro).

O chumbo (metal pesado) provenientes das industrias, carros, e tintas. Afeta o cérebro, que causa retardo mental, e outros graves efeitos na coordenação motora, assim como, na capacidade de atenção.

O mercúrio (é um poluente proveniente de centrais elétricas e da incineração de resíduos). Este também afeta o nosso cérebro causando efeitos igualmente graves.

Os Pesticidas, Benzeno e isolantes, causam distúrbios hormonais, deficiências imunológicas, má formação dos órgãos genitais nos fetos, infertilidade, cancro da próstata e dos ovários.

.wikipedia

Imagem, da cidade de Pequim.

Infelizmente, esta fotografia não foi tirada num dia de nevoeiro. Como podemos observar na imagem, a cidade de Pequim encontra-se exageradamente poluída.

Se os seres humanos não começarem a alterar os seus hábitos de consumo, mais cedo ou mais tarde, acredito que todas as cidades do mundo irão encontrar-se tão poluídas quanto a cidade de Pequim.

Poluição do solo

 

A poluição do solo pode ter várias origens, desde as descargas, infiltrações ou acumulação no solo de produtos poluentes. Como por exemplo, o uso de fertilizantes agrícolas, de pesticidas, de lixo (resíduos sólidos), dos esgotos domésticos e industriais.

As lixeiras (são a acumulação de resíduos sólidos em locais clandestinos) constituem um grave problema ambiental. Para estes locais, são enviados todos os tipos de resíduos, como vidros, latas, plásticos, pneus, eletrodomésticos, etc. Quando existem perto de habitações, tornam-se muito perigosas para a saúde pública.

As lixeiras levam ao aparecimento de ratos, moscas, micróbios patogénicos, além de seres transmissores de doenças infecciosas. Assim como, também libertam odores bastante incómodos.

Se continuarmos a produzir e a consumir como fazemos todos os dias, em que pedacinho de terra julgamos poder colocar mais lixo?

Como iremos sobreviver quando não existir um único pedaço de solo fértil?

Se continuarmos a produzir como produzimos todos os dias, em que pedacinho de terra julgamos colocar mais lixo?

Como iremos sobreviver quando não existir um único pedaço de solo fértil?

 

 

Poluição das águas

Surreal!!

Limpeza de uma praia depois do derrame de combustível (fuelóleo) no oceano.

Na imagem abaixo, uma pequena ave (como tantas outras) agonia até à morte. Isto, devido à ganância desenfreada do homem que só pensa em lucrar, lucrar… Espero que um dia entenda que o dinheiro nada vale! Qualquer vida é mais importante do que tudo o resto…

Olhar para esta fotografia é demasiado chocante, é demasiado cruel!

 

Todo o ser humano deveria lembrar-se que todos os seres vivos à face da Terra precisam de água Incluindo o próprio! Por isso, deveria ser uma prioridade preservá-la, poupá-la, e não poluí-la.

No nosso Planeta cerca de 97% da água existente é salgada, o que resta apenas menos de “3% de água doce, da qual, cerca de 2% encontra-se nos glaciares, no estado sólido, o que significa que não pode ser utilizada para consumo. Assim, menos de 1% de água encontra-se localizada no subsolo, nos rios e outros cursos de água, e é esta, que constitui a reserva de água potável.”

Menos de 1% de água! Já pensaste nisto?

Consegues imaginar, a quantidade bastante reduzida de água potável que existe para tantas pessoas?

E, se a água ficar tão poluída que não a poderemos beber?

E, se ela acabar?

O que acontecerá a todos os seres vivos do planeta?

Todos morrem!

Dá que pensar não dá!?

 

Infelizmente, a maior parte das pessoas julga que a água é inesgotável.

Se tens consciência da gravidade desta situação, começa hoje mesmo, a poupar água, e evita poluí-la! As futuras gerações agradecem!

Os principais poluidores da água são: as águas residuais domésticas (que podem conter bactérias, vírus e vermes (poluição biológica), e ainda detergentes, que além de tóxicos possuem fósforo).

As águas residuais industriais (provocam diversos problemas à saúde humana, como disfunção dos rins, problemas nos ossos e no sistema nervoso, assim como a morte dos peixes).

A produção agrícola intensiva (esta é uma das principais fontes de poluição da água).

Os resíduos de origem animal (especialmente os derivados de suiniculturas, vacarias, boviniculturas e aviculturas, poluem as águas subterrâneas e os rios).

Os resíduos sólidos domésticos (materiais fermentáveis, papel e cartão, plásticos, vidro, têxteis, metais, madeira, borracha, pilhas e baterias, o que demoram imenso tempo a decompor-se).

Os Resíduos petrolíferos e derrame de óleo (são basicamente hidrocarbonetos e derivam do tráfego marítimo, descargas de navios, exploração de poços de petróleo; limpeza dos tanques dos petroleiros e acidentes com os mesmos, etc). Estes resíduos constituem um perigo de morte para as espécies marinhas.

 


3 comentários

amanda · 25 de Setembro de 2013 às 22:42

poluiçao do solo devemos cuidar do mundo nao estragar o mundo porque dependemos dele para sopreviver

nokitas · 3 de Março de 2013 às 21:05

Obrigada, João Paulo! (:

joao paulo · 10 de Fevereiro de 2011 às 16:16

Esse foi o site melhor e que mais me ajudou até agora a fazer trabalho da faculdade!Eu dou meus parabéns pra todos que fizeram esse site

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Poluição no nosso Mundo

Oceanos… chocante!

Como sabemos, a Terra é conhecida como Planeta Azul. Ela é coberta de 71% de água, e esta é essencial para a vida na Terra.  A vida nos oceanos surgiu à aproximadamente 3,5 milhões de Ler mais…

Poluição no nosso Mundo

O rio mais poluído do Mundo!

Há muito, muito tempo, existia um rio chamado Citarum. Localizado na Indonésia, mais propriamente em West Java. Este rio tinha águas cristalinas. Os peixes saudáveis abundavam. Os pescadores pescavam-nos, e vendiam-nos. Para poderem alimentar as Ler mais…